Aprenda a manter uma rotina de estudos durante as férias

Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho
4 de dezembro de 2017
4 erros que todo concurseiro deve evitar
5 de fevereiro de 2019

Aprenda a manter uma rotina de estudos durante as férias

“As férias chegaram! Família e amigos se organizando para viajar, época que surgem muitos convites para se divertir e descansar… mas ainda estou me preparando para o concurso. E agora, como focar nos estudos?” Essa situação parece familiar para você? Continue acompanhando este post para conhecer dicas que vão te ajudar a manter uma rotina de estudos durante as férias e, assim, ter vantagem competitiva em relação à concorrência.

As férias não precisam significar distância total dos livros e cadernos, e nem abrir mão de 100% dos momentos de descontração. Diminuir o ritmo é necessário, mas é de suma importância manter a rotina de estudos e assim ter vantagem competitiva em relação à concorrência. Você pode aproveitar esse período para fazer uma boa divisão entre estudos e o entretenimento. E para ajudar você a organizar um roteiro de estudos para as férias, listamos quatro dicas importantes. Confira:

  1. Estabeleça uma rotina de estudos

A primeira coisa que é preciso ser feito é a criação de uma rotina de estudos, com horários e matérias definidas. Estabelecer esse planejamento é ideal para continuar aprendendo nas férias, permitindo que os estudos não sejam adiados ou dependam do improviso do dia.

  1. Equilibre a rotina de estudos com momentos de descanso

Pesquisas comprovam que o ser humano, neurologicamente falando, necessita de intervalos entre suas atividades, sejam elas quais forem. Por isso, o ideal é você planejar o seu tempo com equilíbrio. Realize atividades secundárias e desloque-se para ambientes e temáticas diferentes, sem ultrapassar o tempo estipulado para não perder o foco nos estudos. Desta forma, você recupera suas energias para retomar o conteúdo e mantêm o bom rendimento.

  1. Realize passeios educativos

Realizar atividades que dialogam com o conteúdo é uma ótima maneira de manter o foco e ainda aprender algo novo. Reservar um tempo para ir ao cinema, visitar museus, parques históricos e até mesmo palestras, além de ser muito produtivo, ainda é possível curtir as férias sem perder o ritmo dos estudos.

  1. Se concentre em solucionar dúvidas

“Estou com dúvida, e agora?”

Muitas pessoas encaram isso como um pesadelo, mas acredite: ter dúvidas é um bom sinal. Quando você questiona, mostra que está concentrado e se esforçando para entender o conteúdo. Por isso, se concentre em solucionar todas as dúvidas, faça contato com aquele amigo ou amiga que manda bem na matéria,  ou até mesmo mande e-mail para aquele professor camarada para esclarecer as dúvidas sobre o conteúdo. O importante é não ficar com dúvidas.

E agora? Ficou mais fácil para você organizar uma rotina de estudos durante as férias? Para receber mais dicas, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *