Alimentação saudável: um aliado para o bom desempenho nos estudos

4 erros que todo concurseiro deve evitar
5 de fevereiro de 2019
Planners da Êxito
12 de setembro de 2019

Alimentação saudável: um aliado para o bom desempenho nos estudos

Se alimentar bem é requisito essencial para termos uma boa saúde. E para aqueles que vivem uma rotina de estudos, por exemplo, esses cuidados se fazem extremamente necessários.

Afinal, já está mais do que comprovado pela ciência, como uma nutrição balanceada em proteínas, fibras e vitaminas influenciam nossa capacidade de concentração e memória. Nosso querido cérebro precisa diariamente de cerca 120g de glicose, e vai agradecer se você der uma força ao comer bem.

Alimentação influencia nos estudos?

A absorção de muito conteúdo pode gerar um alto estresse nas funções cerebrais. E vivenciar o processo de exames e provas, descarrega em nosso corpo sensações de ansiedade e nervosismo.  

Uma variedade de nutrientes presentes na dieta do estudante pode contribuir na concentração e memória. Logo, a alimentação pode sim interferir nos estudos.

Mas existem alimentos capazes de nos fazerem melhorar no quesito atenção e possibilitar uma melhor conexão neural. Destacamos entre eles:

  • Tomate – rico em licopeno, poderoso antioxidante capaz de reduzir o esquecimento;
  • Ovos – possui vitamina B12, atua na capacidade de memorização;
  • Morango – contém a fisetina, esta substância age na melhoria da função  cognitiva.

Fique ligado! Com esses alimentos, seu físico e mente ficarão turbinados e terão o gás necessário para te conduzir na extensa jornada de estudos.

Não recomendado

Da mesma forma que podemos ter ao nosso lado alimentos que favorecem nosso desempenho, existem em contrapartida aqueles que fazem o efeito inverso. Prejudicando a sua concentração e bem-estar, impedindo que você alcance o seu melhor.

Se alimentar com comida cheia de açúcares, gordura e conservantes fazem com que seu corpo se canse mais rápido, diminuindo seu foco, e causando até sonolência. Veja alguns alimentos não recomendados:

  • Fast-food;
  • Produtos industrializados (ricos em conservantes e sódio);
  • Refrigerantes.

Dica valiosa

Beba bastante água! De acordo com o site da BBC, em um estudo realizado com estudantes em duas Universidades britânicas, verificou-se que 5% dos que realizaram a prova bebendo água se saíram melhor do que aqueles que não ingeriram o líquido.

O efeito fisiológico da água no corpo é positivo em relação ao raciocínio e alívio da ansiedade, sendo essa uma causa constante de má performance nas provas daqueles que estão na jornada de aprovação.

Para um funcionamento adequado do corpo, o mesmo precisa de hidratação. Essa ingestão pode ser através de sucos naturais, chás e claro a boa e velha H2O.

Gostou da nossa dica? Continue nos acompanhando. E sabendo dessa informação, agora é só cuidar da alimentação e ter um bom rendimento nos estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *