Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho

Aprenda a manter uma rotina de estudos durante as férias
22 de dezembro de 2018

Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho

Confira algumas dicas para estudar sozinho em casa da melhor forma e ter mais autonomia no seu aprendizado
Muitos alunos apresentam uma enorme dificuldade para organizar os seus estudos fora da escola ou da faculdade. A grande maioria deles não consegue obter um bom resultado nos exames, simplesmente por não saber como se preparar adequadamente, definindo um método de estudo e estabelecendo uma rotina com horários definidos.
Definir um plano para organizar os estudos em casa é fundamental para ter mais autonomia no aprendizado, melhorando, dessa forma, o desempenho acadêmico.

Confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo a estudar sozinho da melhor forma possível, de acordo com um mestre e doutor em Filosofia:

1-Faça uma leitura geral
Quando você abrir um livro para estudar, faça primeiramente uma leitura rápida e objetiva para ter uma noção geral sobre o assunto do texto. Leia o primeiro e último parágrafo, e só depois se aprofunde na leitura, pesquisando de uma forma mais detalhada.

2-Marque o texto corretamente
Evite marcar o texto durante a leitura. Isso certamente fará com que você sublinhe trechos em excesso, destacando informações não essenciais. Se você estiver lendo uma parte do texto que julga ser inteiramente importante, faça apenas uma marcação ao lado para indicar que aquilo deve ser guardado. Em seguida, destaque/sublinhe apenas as palavras-chave.

3-Faça anotações
As anotações são ótimas formas de memorizar de fato aquilo que foi lido. Elas podem conter diferentes esquemas, que variam conforme o método de estudo: desenhos, linhas do tempo, mapas, cores, entre outros. O importante é lembrar que cada aluno tem a sua própria maneira de registrar os tópicos principais da sua leitura.

4-Pratique
Para saber o quanto foi realmente aprendido, é necessário colocar em prática o conteúdo estudado. Para isso, você pode responder às questões no livro didático, explicar a matéria a um colega ou refazer as suas anotações sem consultar o texto. Os exercícios indicam aqueles assuntos nos quais você apresenta maior dificuldade, devendo manter uma atenção especial.

Lembre-se: os processos citados acima estão relacionados entre si, e por isso, para aprender de uma forma eficiente, o estudante deve passar por todas essas etapas. Aplique esses conselhos e garanta sucesso em sua vida acadêmica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *